COVID-19

Surto de Covid-19 em visons preocupa cientistas

As autoridades da Holanda ordenaram o abate de cerca de 10.000 animais por medo de que pudessem abrigar o Coronavírus e transmitir a doença a humanos.


Na última semana, o Dr. Hélio Autran de Morais apresentou em suas postagens a preocupação perante a eficiência de disseminação da Covid-19 entre visons (espécies de mamíferos mustelídeos do gênero Mustela). 

Tal preocupação é atribuída ao potencial fator de transmissão às pessoas e por tornar essa espécie um possível reservatório para a doença. Por conta da alta disseminação, foi necessário realização do abate dos animais afetados em 13 fazendas de visons com Covid-19, na Holanda.

É contemplado nesse mesmo post relatos de casos naturais de SARS-Cov-2 diagnosticados por identificação de anticorpos neutralizantes ou RNA viral por RT-PCR em cães e gatos. 

O gato que manifestou resultado positivo no PCR para SARS-Cov-2 apresentou sinais clínicos, como espirros, tosse, corrimento nasal e ocular seroso, perda de apetite e letargia. Esse mesmo animal convive com outro gato, aparentemente saudável (não testado para SARS-Cov-2), e com outras 5 pessoas na casa, 3 dessas apresentaram sinais de tosse, febre e calafrios, mas nenhuma foi testada para o Covid-19. O mais interessante é que no mesmo prédio onde mora a família com os dois felinos, houve vários casos positivos para o vírus.

No dia 2 de junho, foram identificados anticorpos para o SARS-Cov-2 em dois cães na mesma família, e um dos tutores apresentou teste positivo para o Covid-19. Alega-se que apenas um dos cães demonstrou sinais respiratórios. Como cita Autran, há suspeita de que o cão foi infectado pelo seu tutor, e que se espera melhora completa de ambos.

Gostou? Leia o texto "Covid-19 e os animais de companhia - atualização de 9 de junho de 2020", na íntegra, escrito por Hélio Autran de Moraes, publicado na Revista Clínica Veterinária


Posts relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.