COVID-19

Entenda o impacto do desmatamento e da extinção em uma pandemia

Pesquisadores tentam compreender como a biodiversidade e as doenças emergentes estão conectadas para que seja possível evitar futuros surtos.


O aumento de construções tem como consequência a queda na biodiversidade e a diminuição de áreas florestais. Outra consequência que está sendo estudada por pesquisadores da Universidade de Londres é o impacto que o desmatamento tem no aumento do risco de doenças pandêmicas como a COVID-19. Enquanto algumas espécies estão sendo extintas, as que tendem a sobreviver, como ratos e morcegos por exemplo, são mais propensas a hospedar patógenos potencialmente perigosos para os seres humanos.

No final de julho, um grupo interdisciplinar de cientistas publicou um artigo sobre como os governos podem ajudar a reduzir os riscos de futuras pandemias controlando o desmatamento e restringindo o comércio de vida selvagem, tanto para a venda, quanto para o consumo. Na contramão, sabe-se que a maioria das ações de prevenção de novas doenças focam no desenvolvimento de vacinas, diagnóstico precoce e contenção, mas isso é como tratar os sintomas, sem focar na causa subjacente, diz o zoólogo Peter Daszak da organização não governamental EcoHealth Alliance. Ainda segundo o zoólogo, a COVID-19 confirmou a necessidade de investigar o papel da biodiversidade na transmissão de patógenos.

O principal foco dos pesquisadores é alinhar os esforços do governo e de agências internacionais priorizando a saúde pública, a saúde animal, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. O último surto do Ebola, teve as suas raízes não apenas em doenças, mas também no desmatamento, mineração, instabilidade política e movimentação de pessoas. Ibrahima Socé Fall, que é o responsável pelas operações de emergência mundiais da Organização Mundial da Saúde, afirma que o objetivo deve ser concentrar os recursos nas áreas de maior risco e observar as interações entre as pessoas e os animais, tanto selvagens, quanto domésticos. 

Veja mais

Why deforestation and extinctions make pandemics more likely, Nature News, 07 August, 2020 



Posts relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.