BALEIA-PILOTO

Mais de 450 baleias encalhadas na Tasmânia

Um encalhe em massa de baleias-piloto ocorreu na Oceania. Aproximadamente 470 indivíduos ficaram presos nos bancos de areia da costa oeste da Tasmânia.


Desde segunda-feira (21/09), centenas de baleias-piloto foram encontradas encalhadas nas águas ao redor de uma área chamada Macquarie Heads, na Tasmânia, e já é considerado o maior encalhe em massa da Austrália. Os primeiros relatos do encalhe foram registrados na manhã desta segunda (21/09) e até o momento aproximadamente 470 indivíduos ficaram presos nos bancos de areia da costa oeste da Tasmânia. Dezenas de pessoas estão trabalhando no resgate.

Em um primeiro momento, foram encontradas 270 baleias-piloto encalhadas nos bancos de areia e ao longo da praia Strahan. Posteriormente, enquanto os órgãos de resgate trabalhavam para auxiliar os animais vivos do primeiro grupo a retornar para às águas profundas, as imagens aéreas mostravam mais 200 baleias da mesma espécie encalhadas no Porto de Macquarie, há cerca de 10 quilômetros de Strahan, somando um total de 470 animais. 

Publicidade

VetGo - Sistema de Gestão de clínica Veterinária. Desenvolvido por veterinário com formação em TI. Completo e fácil de usar. Planos a partir de R$ 79/mês. Teste grátis por 15 dias!

A princípio, pelas imagens aéreas, a maioria das baleias do segundo encalhe pareciam estar mortas, mas um barco foi até o local para confirmar a condição dos animais. Além disso, o grupo de busca e resgate está focando as forças para resgatar os animais vivos e leva-los de volta às águas profundas. 

Até o dia 23 de setembro, 50 baleias tinham sido resgatadas com sucesso e a equipe estava trabalhando para rebocar mais 30 animais. Porém, as marés da região estão dificultando o sucesso desses resgates e muitos animais já resgatados, retornaram para a costa e encalharam novamente em virtude do movimento das águas.

Em 1935 houve algo parecido em Stanley, na costa noroeste da Tasmânia, onde 294 baleias-piloto de nadadeiras longas encalharam, até então este tinha sido o maior evento de encalhes do país. 

Não existe comprovação do motivo que leva as baleias-piloto a encalharem. De acordo com o Departamento de Conservação da Nova Zelândia, uma das hipóteses é que a ecolocalização dessa espécie não é tão precisa em águas rasas próximas a litorais inclinados e isso as prejudica durante a perseguição de cardumes para se alimentar, por exemplo. Além disso, as baleias-piloto são altamente sociáveis e vivem em comunidades restritas, então também é possível que um indivíduo tenha se enganado e todo o grupo o seguiu até a costa, resultando no encalhe em massa.

Veja mais:

Mass stranding event beaches 450 whales in Tasmania, Live Science

Pilot whales Tasmania: Almost 400 die in Australia's worst stranding, BBC News.


Posts relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.