Criação

Pastor-Alemão preto destaca-se junto aos capa pretas conquistando vitórias

Canil Dois Pinheiros investe no aprimoramento da raça e começa a conquistar bons resultados


O Pastor-Alemão é uma das raças mais populares no Brasil, e embora existam diversas variações na pelagem, a mais procurada ainda é o capa preta.   

O Canil Dois Pinheiros, liderado pela experiente criadora Vera Lúcia de Castro Barbosa, decidiu investir no melhoramento do Pastor-Alemão Preto e começa a colher bons resultados deste trabalho.

NetVet - Você cria Pastor-Alemão há mais de 50 anos sendo uma das criadoras mais importantes e respeitadas neste meio. O que a levou a partir para a criação de Pastor-Alemão Preto?

Vera - Quando eu comecei a criar Pastor-Alemão, há mais de cinquenta anos, tentei criar o Pastor-Alemão Preto, mas foi muito difícil pois não encontrávamos animais com muita qualidade e não queria ficar apenas restrita ao diferencial "cor", queria animais com temperamento e estrutura à altura dos pastores capa preta. Como não consegui qualidade, eu abandonei a ideia. Depois de muito tempo eu observei que o pastor preto tem tido um lugar de destaque na Europa e eu comecei a fazer contatos. Conversei com criadores na Rússia, na Sérvia e na Alemanha. A referência destes contatos internacionais me ajudou bastante porque eles desenvolvem o adestramento alinhados com a polícia e também valorizam a estrutura. E quando conseguem unir estas duas características, são valorizados e conseguem preços mais altos também. Assim, resolvi fazer tudo isso aqui, acompanhando algumas linhagens e buscando parcerias estratégicas, como esta com o Canil Vento Simun. E pelo visto estamos conseguindo. 

NetVet - As exposições de estrutura são dominadas por Pastores-Alemães capa preta, fale um pouco sobre este animal, a Xiita de Dois Pinheiros, o Pastor-Alemão preto que você escolheu para competir.dfasdfsdfds

Vera - A Xiita de Dois Pinheiros faz parte do meu projeto de aprimoramento do Pastor-Alemão Preto. Ela foi escolhida ainda filhote pela criadora Carla, proprietária do Canil Vento Simun, que se interessou pelo novo desafio. Neste momento nasceu uma parceria entre dois grandes criadores de Pastor-Alemão, Dois Pinheiros e Vento Simun, com o objetivo claro de desenvolver animais com temperamento de trabalho e estrutura de exposição. Os resultados começaram a aparecer no mesmo ano. Xiita fez um segundo lugar em sua estreia, dia 4 de agosto deste ano, em Santa Catarina, na Especializada, julgada por Leopoldo Pie. Na sequência, em 18 de agosto, conquistou a almejada vitória em Minas Gerais, Poços de Caldas, com o juiz Jose Carlos Silveira. Já na semana seguinte repetiu o feito vencendo outra especializada em Joinville, desta vez com um arbitro Uruguaio.

Há sempre uma discriminação da cor preta nas exposições de estrutura, sendo sempre vencidas pelas cadelas capa preta, que são a maioria. Este resultado com a Xiita foi uma exceção. Ela apresentou-se muito bem, teve uma movimentação fantástica e isso encantou a todos. O juiz deu um destaque para ela e a colocou na frente de todos animais capa preta, fato que não acontece há mais de vinte anos.

NetVet - Qual o fator mais importante neste processo que a levou a conquistar esta premiação?

Vera - A Xiita é filha do Zoltan um reprodutor da minha criação também, e que tem se mostrado um excelente padreador, transmitindo muito suas qualidades. Mas sem dúvida nenhuma, o trabalho da Carla, do Canil Vento Simun, teve papel importante. Aliás, quero agradecer e parabenizar a Carla e todos envolvidos na preparação da Xiita, por ter alcançado uma performance brilhante e colocado em destaque o Canil Dois Pinheiros.

Veja mais...

Canil Dois Pinheiros


Posts relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.