Cromoterapia é usada como tratamento na clínica veterinária
Chakras são ativados pelas vibrações das cores devolvendo ao corpo, mente e espírito o seu equilíbrio natural
A Cromoterapia é uma terapia alternativa que recorre às cores para devolver ao corpo, mente e espírito o seu equilíbrio natural. Estudos mostram a sua origem na Medicina Ayurveda, onde as cores são associadas aos chakras.
Na Medicina Veterinária a Cromoterapia utiliza a vibração das cores do espectro solar visando devolver ao corpo do animal seu equilíbrio físico-energético em regiões que apresentam alguma disfunção. A técnica também pode ser aplicada em distúrbios comportamentais relacionados à agressividade e agitação. As propriedades terapêuticas de cada cor vão agir nos campos energéticos, chamados Chakras localizados ao longo do corpo dos animais.
Chakra Raiz ou Básico: VERMELHO - aumenta a energia vital, curando as depressões, anemias. Contra indicado nos casos de agressividade e agitação.
Chakra Sacral ou Sexual: LARANJA - usado nas doenças dos órgãos reprodutores, patologias na bexiga, infecções em geral, combate a fadiga.
Chakra do plexo solar: AMARELO - disfunções do sistema digestivo (baço, fígado, estômago, vesícula biliar).
Chakra do coração ou cardíaco: VERDE - cura dores em geral, patologias respiratórias (coração, pulmões e sistema circulatório).
Chakra do terceiro olho ou frontal: ÍNDIGO - anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea, ativa o sistema nervoso autônomo/hipotálamo.
Chakra da coroa ou coronal: LILÁS - cura o cansaço geral, medos, fobias, traumas, elimina impurezas do sangue. Tem ação calmante do sistema nervoso e respiratório. Contra indicado nos casos de apatia.
Chakra da garganta ou laríngeo: AZUL - acalma e equilibra, é analgésico, regenera as células dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório. Reduz a frequência cardíaca, respiratória e pressão sanguínea, inibindo a descarga de adrenalina, efeito hipnótico no sistema nervoso central. Organismo tende a recarregar-se energeticamente.
A Cromoterapia, assim como todas as Terapias Holísticas (Homeopatia, Acupuntura, Quiropraxia, Hidroterapia, Florais de Bach, Aromaterapia e Reiki) ganham a cada dia mais adeptos nas clínicas veterinárias, auxiliando na saúde e bem-estar dos animais.