Comportamento

Cães estão desenvolvendo problemas comportamentais devido à quarentena

Pesquisa indica possível aumento na ocorrência de quadros de alteração comportamental em cães durante a pandemia.


Uma pesquisa realizada pela Dog Trust, na Inglaterra, envolvendo mais de 6.000 donos de cachorros, mostrou que 26% dos animais estão tendo algum comportamento diferente devido às restrições de isolamento.

Os donos foram submetidos a uma série de perguntas sobre a rotina, os passeios, o enriquecimento, o tempo que os animais ficam sozinhos durante a quarentena e o quanto ficavam antes desse período. Como resultado, mais de 50% dos tutores relatou que seus cachorros mudaram muito. Além disso, as caminhadas diminuíram devido às restrições e mais de um quarto dos cães apresentaram problema comportamental durante o confinamento.

Dentre os problemas comportamentais, a ansiedade é o principal. Houve um aumento de 82% nos relatos de cães que choravam ou latiam enquanto um membro da família estava ocupado, aumentou em 54% as declarações dizendo que os cachorros estavam se escondendo ou se afastando quando eram abordados e também aumentou em 41% o número de donos que disseram que os cachorros ficaram mais pegajosos ou seguindo as pessoas pela casa. Ademais, as pesquisas no Google por "latido de cachorro" aumentaram 48% e "mordida de cachorro" em 40%, o que sugere que as pessoas estavam buscando ajuda para analisar o comportamento canino.

A maior preocupação da Dog Trust é que os pedidos de eutanásia aumentem. Acredita-se que até 40.000 cães podem estar em risco de abandono como resultado da pandemia. A veterinária Rachel Casey diz que o impacto do isolamento social a longo prazo também é uma preocupação, pois consequentemente irá afetar no comportamento do animal quando ficar sozinho em casa novamente. Os principais afetados serão os filhotes que foram acostumados com a companhia de seus tutores durante grande parte do dia.

Veja mais:

Posts relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.