Transmissão do SARS-CoV-2 entre gatos domésticos é praticamente nula
Pesquisas estipulam que o vírus dificilmente acometerá gatos domésticos, o número de reprodução básico (R0) do vírus está, segundo os estudos, em 1,09 tornando improvável a transmissão de um gato para outro.
Na semana de 9 a 16 de junho, não foram identificados novos casos em cães e gatos para SARS-CoV-2. Outra agradável notícia relatada é a de que, segundo as pesquisas, os gatos domésticos possuem o R0 quase nulo, sendo improvável a transmissão entre a espécie. O Dr. Hélio Autran de Morais afirma que "[...] uma doença com R0 < 1 dificilmente se estabelece na população e, se estabelecida, tende a diminuir gradualmente até desaparecer".
O gato infectado por SARS-CoV-2, nos Estados Unidos, sobre o qual também discorremos em postagens anteriores, apresentou sinais de febre, lesões orais e ulcerações na língua. Foi divulgado que o animal era negativo para FIV e FeLV, e, posteriormente, foi testado positivo para o coronavírus entérico felino.
Supõem-se que a IgA, anticorpo que desempenha um papel crucial na proteção das superfícies mucosas contra patógenos e faz a neutralização inicial do SARS-CoV-2, em cães da raça pastor-alemão, apresenta deficiência, desse modo, tal fator explicaria os três casos encontrados na raça dos cinco em cães positivos para o vírus.
Em nosso último post, escrevemos sobre o abate em 13 fazendas de visons; nesta semana, foi identificado o vírus em mais duas fazendas; os animais também tiveram que ser abatidos.
Outro relato importante de Autran é o sobre um grupo de estudos de um hospital nos EUA está avaliando a ligação humano-animal; essas pesquisas mostram que colocar cães e gatos em quarentena pode ter efeitos duradouros na maneira como as pessoas abordam a posse de animais de estimação e a interação entre pessoas e animais.
Interessou-se pelo tema? Leia o texto "Covid-19 e os animais de companhia - atualização de 16 de junho de 2020", na íntegra, escrito por Hélio Autran de Moraes, publicado na Revista Clínica Veterinária.