COVID-19

Transmissão do SARS-CoV-2 entre gatos domésticos é praticamente nula

Pesquisas estipulam que o vírus dificilmente acometerá gatos domésticos, o número de reprodução básico (R0) do vírus está, segundo os estudos, em 1,09 tornando improvável a transmissão de um gato para outro.


Na semana de 9 a 16 de junho, não foram identificados novos casos em cães e gatos para SARS-CoV-2. Outra agradável notícia relatada é a de que, segundo as pesquisas, os gatos domésticos possuem o R0 quase nulo, sendo improvável a transmissão entre a espécie. O Dr. Hélio Autran de Morais afirma que "[...] uma doença com R0 < 1 dificilmente se estabelece na população e, se estabelecida, tende a diminuir gradualmente até desaparecer".

O gato infectado por SARS-CoV-2, nos Estados Unidos, sobre o qual também discorremos em postagens anteriores, apresentou sinais de febre, lesões orais e ulcerações na língua. Foi divulgado que o animal era negativo para FIV e FeLV, e, posteriormente, foi testado positivo para o coronavírus entérico felino.

Supõem-se que a IgA, anticorpo que desempenha um papel crucial na proteção das superfícies mucosas contra patógenos e faz a neutralização inicial do SARS-CoV-2, em cães da raça pastor-alemão, apresenta deficiência, desse modo, tal fator explicaria os três casos encontrados na raça dos cinco em cães positivos para o vírus.

Em nosso último post, escrevemos sobre o abate em 13 fazendas de visons; nesta semana, foi identificado o vírus em mais duas fazendas; os animais também tiveram que ser abatidos.

Outro relato importante de Autran é o sobre um grupo de estudos de um hospital nos EUA está avaliando a ligação humano-animal; essas pesquisas mostram que colocar cães e gatos em quarentena pode ter efeitos duradouros na maneira como as pessoas abordam a posse de animais de estimação e a interação entre pessoas e animais. 

Interessou-se pelo tema? Leia o texto "Covid-19 e os animais de companhia - atualização de 16 de junho de 2020", na íntegra, escrito por Hélio Autran de Moraes, publicado na Revista Clínica Veterinária.


Posts relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.