Esterilização

Castração de cães antes ou depois da puberdade? Eis a questão!

A prevenção do tumor de mamas em cadelas e o controle populacional são os principais fatores considerados na decisão pela castração precoce em cães


A esterilização cirúrgica precoce de cães, antes dos seis meses de idade, é um procedimento defendido atualmente por ser o método mais eficiente e confiável de controle populacional. Por ser realizada antes do início da maturidade sexual e portanto do início da vida reprodutiva, limita a reprodução dos animais, assim como alguns comportamentos como agressividade e demarcação de território em machos.

A prevenção do tumor de mamas em cadelas é outro fator que estimula a castração precoce, já que o risco de aparecimento dos tumores quando a castração é feita antes da puberdade é de 0,5%, aumentando para 8% quando a castração é realizada após o primeiro cio e para 26%  quando a fêmea é castrada após o segundo cio.

Porém, a esterilização cirúrgica precoce possui também suas desvantagens, que são  decorrentes da falta do estrógeno e progesterona na fêmea e da testosterona nos machos, já que a maturidade sexual é marcada pelo aparecimento desses hormônios em altos níveis na circulação sanguínea, o que confere aos animais as características sexuais secundárias, bem como o amadurecimento comportamental e físico. 

Portanto, na castração precoce, além da falta das características sexuais secundárias como desenvolvimento das glândulas mamárias, da vulva, vagina, útero e ovários nas fêmeas, do aparelho reprodutor dos machos, da musculatura corpórea, amadurecimento do comportamento, entre outras características, verifica-se o risco maior de desenvolvimento de incontinência urinária. Esta afecção é definida como perda involuntária da urina, e um dos fatores que provoca esse sintoma é a incompetência do esfíncter uretral pós castração.  A falta do estrógeno leva a uma diminuição das fibras tipo I e II do músculo uretral, bem como o aumento do LH e FSH decorrente da falta de feed-back negativo dos hormônios sexuais tem papel na diminuição da pressão necessária para o fechamento da uretra.

É fato que a castração, além do controle populacional e prevenção dos tumores de mamas hormônio dependentes, é importante na prevenção da piometra, pseudociese, eliminação da transmissão de doenças hereditárias e tratamento de casos severos de prolapsos vaginais decorrentes do proestro. Em machos, a castração também atua na diminuição da próstata em casos de hiperplasia prostática benigna. Porém o momento da sua realização deve ser muito bem avaliado junto ao tutor ou aos responsáveis dos animais de abrigos, visto que  há pelo menos duas situações distintas: se o animal a ser castrado é proveniente de abrigos ou da rua, e o que se deseja é o controle populacional, a indicação é a castração precoce. Mas se o animal é domiciliado, pode-se avaliar junto ao tutor as vantagens e desvantagens da castração precoce, e a possibilidade de realização da castração após o primeiro cio das fêmeas.

Na Europa, há grupos que consideram a castração uma mutilação dos animais. Neste sentido, nos países europeus já é possível a utilização de um implante subcutâneo de um análogo do GnRH (Suprelorin, da Virbac) que inibe o eixo-hipofisário- gonadal, diminuindo os hormônios sexuais bem como as gonadotrofinas, substituindo a cirurgia da castração. Como o efeito é de bloqueio hormonal, sua utilização deve ser feita em que atingiram a maturidade sexual, com as características sexuais secundárias desenvolvidas. No momento a indicação do produto é para machos, porém estudos estão sendo conduzidos para verificar a eficácia do produto em fêmeas.

Referências:

CESARE,T.S. ; FERRARI, S. ; ROMAGNOLI, S. . Ocorrência de incontinência urinária em cadelas castradas no hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science (Impresso), v. 5, p. 184-187, 2013.

CESARE,T.S. ; FERRARI, S. . Incontinência urinária em cadelas: uma revisão. A Hora Veterinária, v. 31, p. 56-59, 2011.



Posts relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.