Cannabis Medicinal

Sistema Endocanabinoide - Parte 2: Canabinoides e disfunções deste sistema

Assim como os outros sistemas endógenos, disfunções neste sistema podem ocasionar sinais clínicos, possivelmente em doenças sem causa definida pela literatura atual. Entenda como funcionam os canabinoides, e qual sua possível relação com patologias.


E ai pessoal, tudo certo? No primeiro post vocês puderam entender um pouco melhor sobre o que é o sistema endocanabinoide, e suas partes fundamentais: Os receptores canabinóides, endocanabinoides, e as enzimas que realizam sua síntese e degradação. Neste post irei abordar as moléculas que se ligam aos receptores e mediam os efeitos neurotransmissores, neuromodulatórios, imunomodulatórios, entre outros. 

Em termos gerais os canabinoides são, basicamente, moléculas que se ligam aos receptores canabinoides. Elas podem ser de duas diferentes origens: Endógenas e Exógenas. 
Entre os canabinoides exógenos com uso terapêutico ainda temos a divisão: Fitocanabinoides e Canabinoides sintéticos.  

Os endocanabinoides (ECBs) são naturalmente produzidos pelo corpo de mamíferos, e possuem agonismo nos receptores canabinoides. A literatura cita uma abundante quantidade de ECBs em fetos e neonatos com grande influência sobre seu desenvolvimento e amadurecimento, principalmente do sistema nervoso central. O endocanabinoide Anandamida é fundamental para a pré-implantação do embrião no útero de roedores, e já foi  correlacionado o aumento das concentrações da enzima que degrada esta molécula com abortos em mulheres. Também se comprovou a presença de endocanabinoides no leite materno, e a ativação dos receptores CB1 aparenta ser crítica para o desenvolvimento da musculatura oral e posterior reflexo de sucção.

De uma forma clínica, estas moléculas tem efeito analgésico, anti-inflamatório e antiepiléptico. Em pacientes caninos com epilepsia, a concentração de endocanabinoides no SNC se demonstra elevada, em uma possível tentativa de regular sua neurotransmissão excitatória. 

Até a data atual temos classificados 2 endocanabinoides clássicos
N-araquidonoil etanolamina
 (Anandamida ou AEA), e sn-2-araquidonoilglicerol (2-AG).
A Anandamida é sintetizada a partir de seu precursor NAPE, através da ação da fosfolipase D (NAPE - PLD), sendo degradada por hidrolise pela enzima FAAH em ácido araquidônico e etanolamina. O 2-AG é sintetizado a partir de seu precursor ácido araquidônico inativo, pelas ações das moléculas DAGL ou fosfolipase C (PLC), sendo hidrolisado pela enzima MAGL, tendo como produto o ácido araquidônico e glicerol. 

Há outras moléculas que possuem influencia nos receptores canabinoides, incluindo em receptores órfãos, mas que devido a falta de preenchimento de certos requisitos não são consideradas endocanabinoides até a presente data. 

Diferentemente de outros neurotransmissores que são sintetizados e armazenados em vesículas,como a serotonina e dopamina, ambos endocanabinoides têm sua síntese e degradação feitas de forma sensível e imediata, tendo assim uma regulação delicada e específica.
Além disso, já se foi comprovada o envolvimento das mesmas com diferentes receptores, como os opióides e de serotonina, embora não ainda não seja claro seu mecanismo e extensão de seus efeitos. 

Ambos endocanabinoides são agonistas dos receptores canabinoides.
A Anandamida é agonista parcial de ambos receptores e possui uma alta afinidade pelo receptor CB1, e baixa pelo CB2.  O 2-AG é um agonista completo, com afinidade leve a moderada por ambos receptores. 

Desequilíbrios no SEC já foram comprovados e seus sinais clínicos descritos, quase em sua totalidade em humanos e experimentalmente em roedores. A hiperatividade endocanabinoide já foi associada à obesidade, na qual a ativação excessiva de receptores CB1 media sistemas de recompensas cerebrais ligadas a alimentação excessiva crônica. Um antagonista canabinoide sintético foi utilizado para o tratamento, mas que devido aos extremos efeitos colaterais provenientes da supressão do sistema endocanabinoide foi descontinuado. 

Outras condições como Enxaqueca, Fibromialgia, Síndrome do Intestino Irritado, Epilepsia Idiopática, Depressão, Esquizofrenia, Parkinson, Alzheimer e Esclerose Múltipla estão relacionadas com hipofuncionamento do SEC. 
Estas condições são descritas como "Síndrome Clínica de Deficiência Endocanabinoide", e ainda são investigadas. Mesmo com a ausência de pesquisas desta condição em animais domésticos, acredita-se que há 
forte relações entre doenças com sintomatologia similar. Em minha defesa do estágio, apresentei um caso de Epilepsia Idiopática e Síndrome Inflamatória Intestinal, ambas tratadas com suplementação de Fitocanabinoides e obtendo resultados excelentes. 

Os canabinoides exógenos são moléculas que são produzidas fora do corpo do animal e também possuem agonismo e/ou antagonismo em receptores canabinoides. Os canabinoides sintéticos produzidos em laboratório. Eles apresentam um custo mais elevado de produção e mais efeitos colaterais, tendo sua necessidade de produção basicamente em conseqüência ao preconceito e dificuldades legais de plantio para a extração de fitocannabinoides. 

Os fitocanabinoides são moléculas produzidas, majoritariamente, pela planta Cannabis Sativa. Há mais de 100 descritas pela literatura, e mais de 200 outras moléculas bioativas que iremos descrever em mais detalhes em outros posts. Estas moléculas possuem propriedades analgésicas, relaxantes musculares, antiespasmódicas, broncodilatadoras, neuroprotetoras, estimulantes de apetite, anti-eméticas, e anti-psicóticas. Ainda são necessários muitos estudos para refina-las e observar seus efeitos individuais, embora seja notável sua sinergia e melhores efeitos quando administradas em conjunto. 

Ambas as condições, de hiper ou hipofuncionamento do SEC, são devido a algum distúrbio em alguma parte do SEC como aumento ou redução do número de receptores e enzimas, assim como mudanças em seu nível de atividade. O equilíbrio entre as partes é denominado "Tom do Sistema Endocanabinoide", sendo individual e explicando os diferentes efeitos dos fitocanabinoides entre as pessoas, e possivelmente as variações nas eficácias dos tratamentos nos animais. 

Embora a supressão do SEC não seja indicada para o tratamento de obesidade, a suplementação com canabinoides exógenos parece ter uma excelente eficácia para a terapêutica de condições onde ele esteja hipofuncionante . Fitocanabinoides como o THC e CBD possuem atividade nos RECs, modulando e intensificando suas funções. Estas moléculas podem mimetizar suas contrapartes endógenas,  além de aumentar suas concentrações por inibir a enzima que os degrada. 

Espero que os tópicos sobre o sistema endocanabinoide tenham ficado claros! Em outros posts abordarei outros temas relacionados a ele. A planta Cannabis junto com suas conhecidas (e polêmicas) moléculas será abordada no próximo post. 


Gostou do texto, tem sugestões ou perguntas?
Deixe um comentário e se inscreva na nossa newsletter para receber notificações no lançamento dos próximos posts! 

Referencias e leituras adicionais (em inglês): 


McPartland JM, Guy GW, Di Marzo V. Care and feeding of the endocannabinoid system: a systematic review of potential clinical interventions that upregulate the endocannabinoid system. PLoS One. 2014;9(3):e89566. Published 2014 Mar 12.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3951193/


Ester Fride. The endocannabinoid-CB1 receptor system in pre and postnatal life. European Journal of Pharmacology, Volume 500, Issues 1-3, 2004, Pages 289-297, ISSN 0014-2999.
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0014299904007423







Posts relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.