Atualidades e Meio Ambiente

Tipos de pelagem de gatos

As pelagens dos gatos são classificadas com diferentes cores, desenhos e características. Conheça-as!


Leia também: Pelagens dos gatos - Parte I

Pelagens dos gatos - Parte II

Os gatos apresentam uma incrível variedade de cores e padrões. Não é incomum nascerem muitas cores diferentes na mesma ninhada de gatinhos. Há duas cores primárias em gatos, o preto e o vermelho e todas as outras cores são variações dessas, com exceção de um sólido branco. O branco é um gene que mascara outras cores. As cores também podem ser vistas com marcas, conhecidas como padrões. São eles:

Não Agouti ou Sólidas - derivado de gene recessivo, o que significa que o indivíduo tem que carregar dois genes para que a cor Sólida se manifeste no fenótipo. A cor é pura e uniforme em todo o corpo e comprimento do pelo. Nessa categoria de pelagem, as cores mais comuns são o vermelho, o creme (diluição do vermelho), o preto, o azul (diluição do preto). As mais raras são a chocolate, a lilás (diluição do chocolate) e principalmente a quase desconhecida canela (ou cinnamon, caracterizada pelo tom marrom avermelhado). Os brancos não se enquadram nos sólidos, pois nesse caso, o branco é a ausência de cor. Até os gatos de cores sólidas têm alguma forma do gene Tabby.

Agouti ou Tabby - Todo gato que herde um gene Agouti dominante (A), terá a pelagem Tabby. Se herdar dos pais a alternativa geneticamente recessiva do Agouti (a), a pelagem parecerá ser sólida, mas ainda será possível observar traços do padrão Tabby.

Nesse grupo estão os gatos com pelagem listrada, rabiscada ou com algum tipo padrão de marcação em cores mais escuras. Pernas, tronco e cauda também apresentam a padronagem característica. Observando cada fio de seu pelo, podemos ver que ele tem faixas de cores que se alternam de claras a escuras. Essas faixas ou bandas são chamadas Agouti e ela se caracteriza pelo padrão tigrado, que é considerado como a cor original dos gatos. Nem todos os gatos "vermelhos" são Tabby, porém é difícil reconhece-los.

Os Tabby subdividem-se quatro tipos básicos de padrões, todos de variações do mesmo gene:

- Clássico, Manchado ou Blotched - Embora sua determinância seja recessiva, este é o padrão mais comum. Caracteriza-se por apresentar duas ou três linhas grandes se alongam pela extensão do corpo acompanhando a coluna dorsal nas laterais, formando um desenho similar ao de asas de borboletas.

- Tigrado, Listrado ou Mackerel - Esta marcação é dominante. As listras circulam todo o corpo do gato, que exibe uma marcação com padronagem similar à dos tigres. A maioria tem uma espécie de M marcado na testa e uma linha escura saindo do canto externo dos olhos, semelhante a um traço de caneta.

- Mosqueado ou Spotted Tabby - Apresentam o corpo com marcações arredondadas e pequenas num desenho semelhante aos de onças pintadas e gatos da raça Bengal e às vezes, as patas e cauda listradas.

- Pontilhado, Abissínio ou Ticked Tabby - Possui bandas de cores em cada pelo, compondo marcas pouco definidas, que misturam-se ao longo de todo corpo. Cada gato apresenta padrões diferentes dando impressão de um desenho pontilhado.

Torties e Torbies - Em mais de 99% dos casos, esse tipo de pelagem ocorre em fêmeas e, são uma mistura de preto e vermelho e podem ser sólidos ou malhados. Eles também são chamados gatos malhados remendados uma vez que são um gato malhado com manchas de vermelho ou creme. A melhor forma de identificar um tortie ou torbie é ignorar quaisquer listras nas áreas vermelhas ou creme e focar a observação na área de cor preta, havendo listras é Torbie!

- Escamas de Tartaruga, Tortoiseshell ou Tortie - É uma padronagem composta das cores preta e vermelha ou das suas diluições, mas sem a cor branca. Geralmente a cor dominante é o preto.

- Torbie - Padronagem composta das cores preta e vermelha, ou suas diluições, sem a cor branca, mas adicionando-se listras. A adição de listras torna mais difícil de visualizar-se o vermelho. A visualização do vermelho, provavelmente será mais fácil em seus pés do que em qualquer outra parte do corpo.

- Particolour, "Com Branco" ou With Whites- A cor branca aparece na pelagem de toda a extensão do corpo do animal, dividindo espaço com tons de várias tonalidades, podendo ainda conter marcações. Podem ser bicolores ou tricolores (Cálicos). 

Apresentam-se geralmente nas cores preto e branco, de vermelho e branco, de tigre com branco, escamas com branco e suas diluições. Divide-se nas subcategorias:

- Bicolor - São coloridos em 50% do corpo e o restante é branco. Geralmente apresentam uma marcação de V invertido na testa e pelos brancos nas áreas do focinho, patas, barriga, pescoço e peito.

- Arlequim - A coloração é distribuída de maneira irregular em forma de manchas pelo corpo do bichano.

- Van - As cores aparecem nas extremidades do corpo do animal, como cauda e cabeça. Em alguns casos, ocorrem manchas discretas também nas costas. O restante é branco. Possuem as cores repartidas por pelos brancos, ou seja, são parte coloridos e parte brancos.

- Pointed ou Colourpoint - A cor limita-se às extremidades, fazendo com que o animal apresente o corpo claro e orelhas, patas, cauda e focinho mais escuros. Esses pontos podem ser sólidos ou malhados. Esse padrão é determinado por uma enzima sensível ao calor nas células de pigmentação. Nas áreas do corpo mais quente ocorre a inibição da coloração na maior parte. Nas extremidades do corpo, a enzima é ativada e produz os pigmentos. Por relacionar-se à temperatura, os filhotes nascem brancos e escurecem com a idade. Se viverem em países frios serão mais escuros do que vivendo em clima mais quente. Apresentam sempre olhos azuis. 

Podem incluir características de outras categorias, ou vir associados a todas as outras cores. Os mais comuns são os Seal Points, os Blue Points, os Cream Points e os famosos Red Points. Quando encontram-se com "escamas" são Seal Tortie Points e Blue Tortie Points.

- Fumaça ou Smoke - Apresentam em todo o corpo em média 20% a 30% do comprimento de cada pelo branco e o restante com coloração. Sua boca e nariz são rosados e contornados de preto. Se a coloração presente na pelagem for originária do preto, seus olhos serão verdes, mas algumas entidades aceitam os olhos cobres para as cores derivadas do preto e as denominam como Pewter. Caso sua coloração seja vermelha ou creme, seus olhos serão cobres. Subdivide-se em duas categorias Shaded e em ambas os olhos se apresentam verdes ou cobre.

- Shaded tradicional - tem de 40% a 60% de cor em sua pelagem.

- Shaded variação Chinchilla - destaca 20% de cor em sua pelagem.

- Golden - A pelagem Golden além de rara, foi pouco estudada. Sabe-se que a combinação entre o gene inibidor branco, que faz com que a raiz dos pelos dos Chinchilla e Shaded seja branca e o gene Tabby, que faz com que os gatos sejam tigrados, junto com fatores desconhecidos ou alguma mutação genética, deu origem a esta coloração. Destaca-se por apresentar uma coloração dourada ou alaranjada onde apareceria o branco na categoria Shaded. Cada fio de pelo, conta com nuances diferentes da mesma cor. Os narizes dos gatos com essa pelagem são laranja de contorno preto e os olhos verdes ou cobre.

Saiba mais:

A probabilidade de cores dos gatos

Genética Felina

As raças dos gatos

Genetic Mechanisms of Sex Determination

Guia de Raças

What Color Is My Cat?

Genética



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.