Aftosa

Governo segue com o plano para interromper vacinação da febre aftosa

Analistas se dividem entre as vantagens da redução de custos e o risco da doença voltar no futuro


Em abril deste ano o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou o PNEFA - Plano Estratégico do Programa Nacional de Febre Aftosa, como parte de uma estratégia do governo federal para conquistar novos mercados. Na semana passada, o Mapa aprovou a versão definitiva do plano, por meio da Portaria nº 116, publicada nesta segunda-feira (02/10/2017), no Diário Oficial da União. O conjunto de normas traz as ações que serão desenvolvidas para o Brasil tornar-se área livre da doença sem vacinação a partir de 2023.

A versão final do PNEFA foi elaborado com sugestões de todos os segmentos envolvidos na pecuária bovina, em debates realizados durante todo o primeiro semestre de 2017. Entre as mudanças em relação à versão inicial, está a reorganização dos blocos de Estados.

Heitor Medeiros, coordenador geral de Sanidade Animal do Mapa, afirma que "O objetivo principal é criar e manter condições para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação"

O país foi dividido em cinco blocos, e deve iniciar a retirada da vacina pelas regiões de menor risco. Acre e Rondônia serão os primeiros estados a abandonar as campanhas de vacinação, em 2019. 

A febre aftosa é uma doença contagiosa que é provocada pelo vírus da família Picornaviridae, gênero Aphthovirus e atinge animais bovinos, caprinos, ovinos, porcos e todos os ruminantes selvagens. Os principais prejuízos são econômicos e atingem tanto os pequenos quanto os grandes pecuaristas. Além de poder levar os animais à morte, a doença é de grande importância na pecuária de corte, por ser de disseminação rápida e impor a necessidade de eliminação dos animais contaminados com perda total da produção.

Os últimos focos ocorreram em 2005 nos Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná, o que levou à suspensão da condição de zona livre nestes dois estados e em outros dez, inclusive São Paulo. Desde 2006 não ocorreram mais focos da doença.

O argumento dos defensores do plano é que a retirada da vacinação sinaliza ao mundo que o controle sanitário local é confiável, a ponto de dispensar a imunização, e abre caminho para mais mercados. 

Para o médico veterinário Emílio Carlos Salani, vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), o impacto que um possível retorno da doença seria muito maior do que continuar vacinando.

A reintrodução da doença pode criar um impacto muito pior do que continuar vacinando. É preciso desmistificar a ideia de que ganhar mercado depende do status de livre com vacinação ou livre sem ela. O Uruguai, por exemplo, que é área livre com vacinação usando cerca de 80% de vacina brasileira para imunizar o seu rebanho, não tem restrição de exportar carne para nenhum lugar do mundo. No Brasil, a aftosa tem um viés político muito forte, é uma bandeira.

Emílio Carlos Salani, Sindan

A divulgação do plano de suspender a vacinação de aftosa no Brasil tem causado inquietação na região de fronteira com o Uruguai e Argentina. Produtores da Argentina e do Uruguai têm visto com reservas o fim da imunização, sob a alegação de que a decisão deveria ser tomada em conjunto e ressaltam a necessidade de uma maior fiscalização nas fronteiras.

Veja mais:


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.