Pets Não Convencionais

Uso do implante de deslorelina como alternativa à castração em Ferrets

O Suprelorin é um implante de acetato de deslorelina, um agonista do GnRH, que a longo prazo diminui a concentração plasmática de LH e FSH inibindo a reprodução dos animais


Ferrets são animais estacionais de dias longos, isto é, a estação reprodutiva ocorre na primavera e verão. Neste período a fêmea apresentará  o estro a poderá ovular se houver cópula com o macho (ovulação induzida pela cópula). Caso não tenha um macho para realizar a cópula e provocar a ovulação, a fêmea apresentará estro por vários meses até o final da estação reprodutiva. Neste caso, os níveis de estrógeno permanecerão altos por um longo período, ocasionando supressão da medula óssea, que resultará em severa anemia. Portanto, faz-se necessário o controle da reprodução nesta espécie, quando os animais são criados como Pet.

A castração é o controle reprodutivo mais difundido, prevenindo o estro da fêmea e assim evitando a anemia resultante da ação do hiperestrongenismo na medula óssea e em machos previne tumores testiculares. Como alternativa à cirurgia,  têm-se utilizado o implante de acetato de deslorelina, um agonista do GNRH (hormônio liberador das gonadotrofinas). 

Os implantes são colocados via sub-cutânea, com anestesia, podendo ocorrer uma pequena reação no local do implante em alguns animais, o que seria considerado um efeito colateral do tratamento. Como são de longa duração, podem permanecer de 8 meses  a 2 anos, dependendo do reaparecimento dos sinais reprodutivos.

Em um primeiro momento haverá aumento da liberação das gonadotrofinas pela hipófise, portanto neste momento haverá sinais de estro, porém após um curto período haverá saturação e desensibilização dos receptores para GNRH na hipófise, resultando numa diminuição das concentração de LH e FSH plasmáticos. Como consequência em machos, há significante decréscimo da testosterona plasmática, diminuindo o tamanho do testículo, a espermatogênese, o comportamento agressivo entre machos, comportamento sexual frente a uma fêmea, comportamento de marcação de território e odor produzido pelas glândulas sebáceas.

Em fêmeas, se o implante for colocado antes da estação reprodutiva, haverá supressão do estro por toda a estação, e se o implante for colocado durante a estação reprodutiva haverá sinais de estro por aproximadamente 2 semanas, havendo ovulação e posterior supressão das gonadotrofinas.

Publicidade

VetGo - Sistema de Gestão de clínica Veterinária. Desenvolvido por veterinário com formação em TI. Completo e fácil de usar. Planos a partir de R$ 69/mês. Teste grátis por 15 dias!

Além de controlar a reprodução, o implante de deslorelina pode ser utilizado no controle de da doença da glândula adrenal. Ferrets são acometidos pelo hiperadrenocorticismo, uma afecção caracterizada pela produção aumentada dos hormônios esteróides pela glândula adrenal, cujos sinais clínicos são: alopecia, prurido, descarga vulvar em fêmeas castradas, comportamento agressivo e sexual em fêmeas e machos castrados, e mais raramente anemia. O tratamento indicado por muito tempo foi a adrenalectomia, porém mais recentemente o implante de deslorelina tem sido utilizado com bons resultados no controle da produção hormonal pela glândula adrenal.

Em suma, a utilização do implante de deslorelina em Ferrets tem como principal vantagem a substituição de uma cirurgia de castração ou adrenalectomia, minimizando eventuais riscos que podem ocorrer em cirurgia, além de ser um tratamento que apresenta poucos efeitos efeitos colaterais no controle da reprodução e do hiperadrenocorticismo.

Veja mais...


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.