Vida Selvagem

População de onças-pintadas cresce nas Américas

Os dados foram divulgados pela WCS - Wildlife Conservation Society, e referem-se a estudos realizados entre 2002 e 2016


A WCS (Wildlife Conservation Society) revelou dados de um estudo em reservas da América do Sul e Central numa área que compreendem 400.000 metros quadrados de habitat preservados aos felinos. Estima-se que 5.000 onças-pintadas entre as 60.000 presentes nas Américas estejam vivendo nas reservas da WCS. A população de onça-pintada (Panthera onca) cresceu 8% entre os anos de 2002 e 2016.

Mesmo os números sendo animadores, os maiores felinos das Américas ainda correm perigo de morte. As florestas estão sendo transformadas em áreas agrícolas e os predadores são um perigo para os criadores de gado. Para reverter este cenário a WCS juntamente com as comunidades locais e indígenas protegem o habitat da onça-pintada na comunidade de Tacana na Bolívia. A comunidade tem uma taxa 4 vezes menor de desmatamento em comparação a outras áreas não administradas pela sociedade de conservação. Tacana faz fronteiras com o Parque Nacional Madidi em Rurrenabaque na Bolívia onde a densidade das onças-pintadas triplicou desde 2002.

Elizabeth Bennett, vice-presidente de conservação da espécie na WCS diz que os resultados positivos vêm da parceria com as comunidades locais, agências governamentais e outros grupos de conservação."Podemos olhar para o futuro das onças nas Américas com otimismo". O anúncio foi feito em 03 de março, dia em que se comemora o Dia Internacional da Vida Selvagem.

Julie Kuen, vice-presidente do programa para a América na WCS ressalta que os animais ainda são alvo da caça, salientando que as presas são procuradas por mercados chineses. Em 2016 houve uma apreensão e 337 presas foram confiscadas.





Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.