Conservação da Natureza

Orangotangos correm risco de extinção

O desmatamento e as plantações em Bornéu ameaçam severamente a espécie


Bornéu é a terceira maior ilha do planeta. Uma das Grandes Ilhas de Sonda. É dividida em três partes, as ilhas de Sabak e Sarawak  fazem parte da Malásia (26,7%), Kalimantan pertence à Indonésia (72,6%) e o Sultonato à Brunei (0,6%) ao longo da costa norte.

A Ilha de Bornéu ainda abriga uma das maiores populações de orangotangos do planeta. Contudo, estudos publicados pela Revista Científica Current Biology no inicio deste ano mostram que a população está sendo extinta, o que é inadmissível. Fatores como a caça ilegal, o desmatamento e as plantações contribuíram para o número alarmante de quase 150 mil mortes em 16 anos. A média anual de animais mortos entre os anos de 1999 e 2015  chegou ao triste número de 2256 animais, em Kalimantan que ocupa a maior área da ilha.

Outro estudo de 2017, do Governo de Bornéu, mostra números da "População do Orangotango e Avaliação da Viabilidade do seu Habitat"(PHVA) em torno de 57.350 animais. Números que a União Internacional para a Conservação da Natureza classifica como espécie gravemente ameaçada.

Este mês a BBC News Brasil retrata a realidade dos orangotangos na parte ocidental de Kalimantan através de um vídeo, onde mostra um  grande canal cortando a floresta onde estes animais vivem e muitas árvores sendo derrubadas. Uma grande obra ameaça o habitat desses animais.

O desmatamento é proibido desde 2015, mas o conselheiro do governo local  Gusti Hardiansyah cita : "Isso cria insegurança jurídica e prejudica os investimentos na Indonésia. Você vai sacrificar (o trabalho) das pessoas da região só porque quer salvar orangotangos?"

Karmele Llano Sanchez, da ONG Resgate Internacional de Animais (IAR) diz, "Vamos perder uma das maiores e mais importantes populações de orangotangos que ainda temos. No ponto em que chegamos, cada um deles tem uma importância vital e não podemos perder uma população inteira de mais de mil animais".

O futuro dos orangotangos depende de planos sustentáveis na exploração dos recursos naturais em parceria com companhias de madeira e papel, aliados a educação ambiental com participação social e muita vontade política.

Veja mais...:

Quase 150 mil orangotangos morreram em 16 anos em Bornéu, segundo estudo

 Obra ameaça população de orangotangos ameaçados de extinção


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.