Ortopedia

Entendendo melhor o joelho do cão

Fatores de risco em cães que sofreram ruptura do ligamento cruzado cranial atendidos no Hovet Universidade Anhembi-Morumbi


O objetivo do presente trabalho foi identificar fatores considerados de risco, como raça, idade, sexo, peso corporal e castração em cães que sofreram ruptura do ligamento cruzado cranial (RLCCr), atendidos no Hovet Universidade Anhembi Morumbi. Foram pesquisadas as fichas dos cães com RLCCr atendidos no período de 2009 a 2015. Neste período foram atendidos 382 animais com RLCCr, dos quais 189 fêmeas e 193 machos.

Não houve diferença estatisticamente significativa entre machos e fêmeas com RLCCr, entre idade da ruptura, entre os sexos e entre intervalo da castração e RLCCr, mas houve diferença estatisticamente significativa na idade à ruptura dos animais com peso acima de 20 kg em relação aos demais.

Publicidade

VetGo - Sistema de Gestão de clínica Veterinária. Desenvolvido por veterinário com formação em TI. Completo e fácil de usar. Planos a partir de R$ 69/mês. Teste grátis por 15 dias!

Concluiu-se que há influência do peso do animal na ocorrência da RLCCr, pois animais com mais de 20 kg apresentaram a RLCCr com uma idade inferior à dos animais de porte menor. As raças mais acometidas pela RLCCr foram Pitbull, Poodle, Fila Brasileiro, Yorkshire, Rotweiler, Labrador e Lhasa Apso. Como neste estudo não houve atendimento de animais castrados antes da puberdade que apresentaram RLCCr, faz-se necessária a pesquisa da influência da castração em animais pré-púberes na ocorrência de RLCCr.

Veja mais:

Ruptura do ligamento cruzado cranial de cães atendidos no Hovet da Universidade Anhembi Morumbi





Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.