afecção da próstata

Entendendo a próstata dos cães

A hiperplasia prostática benigna apresenta alta incidência em cães.


À exemplo do outubro rosa, quando é feita uma ampla campanha para a conscientização da população para prevenção do tumor de mamas, em novembro a campanha é voltada para a conscientização da importância do câncer de próstata, já que em homens essa é a segunda maior causa de mortalidade por câncer. 

Porém em cães, a incidência do câncer de próstata é baixa, mas o aumento benigno da próstata é uma afecção que acomete  80% dos animais com idade acima dos 5 anos. Por ser uma condição benigna,  a hiperplasia prostática benigna- HPB não leva o animal à morte, mas causa diversos desconfortos na vida do cão idoso.

Enquanto a maioria dos mamíferos possui 3  glândulas anexas que  produzem líquido seminal, o cão só possui uma, a próstata. Portanto deve-se ter cuidado especial com esta glândula na espécie canina.

 A HPB  é uma afecção silenciosa, a próstata aumenta progressivamente com o passar dos anos, até causar compressão da uretra e do cólon, e então aparecem os sintomas, como dificuldade de urinar e defecar, alteração na forma das fezes ( fezes em forma de fita), e presença de sangue no sêmen. 

Esta afecção é desencadeada basicamente pela dihidrotestosterona- DHT ( hormônio responsável por regular a ação secretora da próstata e por seu crescimento) e  estrógeno, que é um agente indutor de receptores da DHT.  Como a grande parte desses hormônios esteróides são produzidos nos testículos, a HPB só acomete animais inteiros.

O tratamento mais comum é a castração, que promove a queda na produção hormonal, porém em casos de animais idosos que não podem ser submetidos à uma cirurgia ou em animais utilizados na reprodução pode-se fazer um tratamento não invasivo à base de finasterida, um agente inibidor da enzima  que converte a testosterona em dihidrotestosterona. 

Em geral, o diagnóstico da HPB é realizado quando o animal já apresenta os sintomas. O método diagnóstico mais simples é a palpação digital da próstata via retal, mas o diagnóstico mais preciso é realizado pela ultrasonografia transabdominal.

Por se tratar de uma afecção silenciosa, o ideal seria que o exame de palpação digital da próstata fosse realizado durante o exame clínico de rotina nos machos com idade acima de 5 anos, assim o médico veterinário poderia detectar a afecção antes do aparecimento dos sintomas e acompanhar a evolução, optando pelo tratamento adequado no momento certo, evitando assim que o animal apresente os sintomas mais severos.


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.