Embrapa atualiza ferramenta que ajuda pecuarista a calcular custos da produção

A nova versão inclui maior detalhamento da utilização do solo e melhorias na apresentação de custos e receitas

O sistema CUSTObov, lançado pela Emprapa em março deste ano acaba de ganhar uma nova versão. Trata-se de um conjunto de planilhas no formato Excel que permite calcular parâmetros de desempenho econômico da propriedade e fornece ao pecuarista análises que permitem o controle financeiro de seu negócio.

De acordo com o idealizador do CUSTObov, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte (MS), Fernando Paim Costa, usualmente fala-se que a pecuária de corte tem baixo nível de gestão, e um dos indicadores disso é que um grande número de produtores não tem na ponta do lápis os gastos para produzir uma arroba de boi ou um bezerro que ele vende.

Por se tratar de um conjunto de planilhas, o CUSTOBov não possui recursos que garantem uma boa experiência do usuário. Seu uso está limitado às pessoas que já tem familiaridade com as planilhas no formato Excel.  Fernando Paim argumenta que o software Excel da Microsoft está instalado na maioria dos computadores, o que facilitaria seu uso.

É certo que o mercado carece de soluções tecnológicas para a gestão da pecuária, contudo, desenvolvedores de software contam com uma variedade enorme de ferramentas capazes de criar softwares e sistemas online com interface muito mais amigável e intuitiva. Acredito que as pessoas estão mais acostumadas a acessar sites na internet ou no smartphone do que operar planilhas no formato do Excel.

Veja mais

CUSTOBov - Os custos da pecuária na ponta do lápis

Compartilhe este post