Brasileiro vence prêmio mundial de bem-estar animal

Premiação ocorreu no Congresso Mundial de Veterinária, em Barcelona

A Associação Mundial de Veterinária (WVA), reconhece ao redor do mundo médicos veterinários dedicados ao bem-estar animal. Desde sua fundação em 1863, é a primeira vez  que um brasileiro é reconhecido internacionalmente.

Adroaldo José Zanella, professor e coordenador do Centro de Estudos Comparativos em Saúde, Sustentabilidade e Bem-estar da USP foi o grande vencedor da América Latina. Zanella foi o primeiro médico veterinário do mundo a obter doutorado em Bem-estar animal pela Universidade de Cambridge, em 1992.

Seu projeto de maior destaque envolveu o desenvolvimento dos Indicadores de Bem-estar Animal AWIN, financiado pela União Europeia, com a participação de 142 pesquisadores de 11 instituições e 9 países.

Atualmente, seus projetos envolvem a implementação de protocolos de bem-estar nos sistemas de produção de ovinos e jumentos no Nordeste brasileiro e pesquisas sobre os impactos ambientais nas fases pré-natal e neonatal de inúmeras espécies, visando a resistência das crias, interferindo positivamente na vida do animal.

Veja mais: 

Compartilhe este post