Comportamento

Adestramento inteligente: Um cão mais calmo e saudável

O reforço positivo é um método que evita comportamentos indesejados


Falta de atenção, de cuidados específicos e principalmente de tempo são fatores que prejudicam o comportamento de um cão doméstico. A maioria deles têm pouco tempo para correrem livremente e reduzir o nível de estresse por estarem presos, alguns não possuem esse direito em nenhuma hipótese por diversos motivos. A falta de um profissional adequado para "reeducar" também influencia no comportamento diário e pode trazer consequências futuras se não for ajustado adequadamente. 

Há alguns tipos de adestramento e um muito eficaz é o positivo, baseado em recompensas para o comportamento correto. Em outras palavras, é "prevenir" o comportamento ruim de um cão, incentivá-lo a acertar, dar um passo a frente antes de um comportamento indesejado.

Quem explica melhor sobre o reforço positivo é B. F. Skinner, um psicólogo norte-americano conhecido como o pai do condicionamento operante. Ele demonstrou através de um exemplo com ratos. Foi colocado um rato faminto em uma caixa que possuía uma alavanca. Quando o rato se movia pela caixa, em algum ponto arbitrariamente batia na alavanca que acabava por liberar a comida. Depois de um determinado tempo, o rato aprendeu que a ação de pressionar o dispositivo liberava a comida, portanto a ação foi repetida mais vezes. Skinner concluiu que "comportamento que é reforçado tende a ser repetido, comportamento que não é reforçado tende a se extinguir". 

No adestramento, um exemplo comum e fácil de entender no reforço positivo é a ação de dar uma recompensa ao cão quando ele se senta, ou obedece a algum outro comando. A recompensa informa ao cão "sim, isso mesmo, está correto!", porque cães gostam de recompensas, como um biscoito por exemplo. Assim o comportamento de se sentar ou obedecer irá se repetir com o decorrer do tempo. Contudo não é uma regra geral e deste modo é importante aprender como aplicar o reforço positivo de forma correta. E é a missão do tutor continuar exercendo as atividades de forma contínua e fazer com que o cão tenha uma vida tranquila e saudável.

Saiba mais:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.