Adestramento inteligente: Um cão mais calmo e saudável

O reforço positivo é um método que evita comportamentos indesejados

Falta de atenção, de cuidados específicos e principalmente de tempo são fatores que prejudicam o comportamento de um cão doméstico. A maioria deles têm pouco tempo para correrem livremente e reduzir o nível de estresse por estarem presos, alguns não possuem esse direito em nenhuma hipótese por diversos motivos. A falta de um profissional adequado para "reeducar" também influencia no comportamento diário e pode trazer consequências futuras se não for ajustado adequadamente. 

Há alguns tipos de adestramento e um muito eficaz é o positivo, baseado em recompensas para o comportamento correto. Em outras palavras, é "prevenir" o comportamento ruim de um cão, incentivá-lo a acertar, dar um passo a frente antes de um comportamento indesejado.

Quem explica melhor sobre o reforço positivo é B. F. Skinner, um psicólogo norte-americano conhecido como o pai do condicionamento operante. Ele demonstrou através de um exemplo com ratos. Foi colocado um rato faminto em uma caixa que possuía uma alavanca. Quando o rato se movia pela caixa, em algum ponto arbitrariamente batia na alavanca que acabava por liberar a comida. Depois de um determinado tempo, o rato aprendeu que a ação de pressionar o dispositivo liberava a comida, portanto a ação foi repetida mais vezes. Skinner concluiu que "comportamento que é reforçado tende a ser repetido, comportamento que não é reforçado tende a se extinguir". 

No adestramento, um exemplo comum e fácil de entender no reforço positivo é a ação de dar uma recompensa ao cão quando ele se senta, ou obedece a algum outro comando. A recompensa informa ao cão "sim, isso mesmo, está correto!", porque cães gostam de recompensas, como um biscoito por exemplo. Assim o comportamento de se sentar ou obedecer irá se repetir com o decorrer do tempo. Contudo não é uma regra geral e deste modo é importante aprender como aplicar o reforço positivo de forma correta. E é a missão do tutor continuar exercendo as atividades de forma contínua e fazer com que o cão tenha uma vida tranquila e saudável.

Saiba mais:

Compartilhe este post