Profissão

Resistência antimicrobiana

Ações de prevenção e controle garantem a eficácia dos antibióticos


Precauções quanto ao uso de antibióticos ajudam na prevenção da resistência antimicrobiana assegurando saúde e bem estar animal, refletindo possíveis impactos aos seres humanos.

Desde 1998, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) restringiu a autorização de diversos antimicrobianos com finalidade de aditivo melhorador de desempenho, proibindo no Brasil as classes e/ou substâncias antimicrobianas avoparcina, anfenicóis, tetraciclinas, penicilinas, cefalosporinas, quinolonas, sulfonamidas, eritromicina, espiramicina e, mais recentemente, a colistina. A proibição vem de encontro às recomendações dos organismos internacionais de referência para ao uso racional de antimicrobianos em animais.

O Médico Veterinário tem papel importante na escolha do fármaco para o tratamento da doença bacteriana quanto à dose, via de administração, duração do tratamento e período de carência após o término em animais de produção, seguindo recomendações da bula. Agindo com responsabilidade visando a saúde dos animais e seres humanos.

Em 2017, o MAPA criou o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Resistência a Antimicrobianos na Agropecuária (Agro-Previne) visando fortalecer ações para prevenir e controlar a resistência aos antimicrobianos na agropecuária.

No mês de maio deste ano foi criado o Plano de Ação Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos - PAN-BR AGRO, o plano elaborado pelo MAPA atende as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). A coordenadora Suzana Bresslau enfatiza: "Precisamos atuar agora, implementando as atividades do PAN-BR AGRO, para garantir a eficácia dos antimicrobianos, preservando, assim, a saúde dos humanos e dos animais." O PAN-BR AGRO é o desdobramento do Programa Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos na Agropecuária (AgroPrevine). Reafirmando valores relativos à segurança alimentar produzindo alimentos inócuos e sustentáveis.

Ações no campo da pesquisa estão sendo desenvolvidas buscando alternativas para o uso de antimicrobianos. A dissertação de mestrado de autoria da Médica Veterinária Rafaela Altarugio  recebeu o prêmio de Melhor Pôster no Prêmio de Pesquisa Avícola "Professor José Maria Lamas da Silva", promovido pela Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA). Rafaela ressalta: "A utilização de substitutos, como os probióticos, na inibição de microorganismos, como a Salmonella sp, é uma das maiores preocupações em nosso painel de produção. Devido a sua importância, esse tema se tornou uma das minhas preferências na pesquisa."

Doenças podem ser evitadas, detectadas, controladas e até mesmo combatidas quando integramos a Medicina Veterinária à Medicina Humana. Partindo do princípio da "saúde única", onde saúde animal, humana e meio ambiente andam juntos. 

Veja mais:......

Uso responsável e prudente de antimicrobianos

AgroPrevine

PAN - BR AGRO

Seleção e caracterização probiótica in vitro de Lactobacillus spp. com potencial de inibição de Salmonella Heidelberg


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.