Evolução

Como surgiram os cães e seus criadores

Condenar a profissão do criador de cães é desconhecer o impacto que o desenvolvimento de raças caninas teve na história da evolução da humanidade.


A associação do animal humano com os cães iniciou-se da aproximação de lobos-cinzentos (Canis lupus) com grupos nômades. Ambos se moviam em busca de alimento, mas os lobos mais dóceis, passaram a se beneficiar mais da aproximação com os humanos, pois não atacava os mais frágeis ou moribundos, mas ficava as sobras das caças. A presença desses lobos afugentava outros predadores e assim ambos se beneficiavam.

Segundo a antropóloga Pat Shipman, da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos EUA, "os humanos modernos, os neandertais e os lobos eram todos predadores e competiam pela matança de grandes herbívoros".

Há 70 mil anos, os humanos saíram da África em direção à Europa e começaram a criar lobos. Devido à realização dessa aliança ou simbiose, obtiveram enorme vantagem na disputa com os neandertais pela caça nesse continente. O que ocasionou a extinção dos neandertais, há 40 mil anos.

Segundo Shipman, os primeiros cães-lobos rastreavam e perseguiam animais como alces e bisões. Com seu olfato apurado e suas técnicas instintivas de caça, eles facilmente localizavam e perseguiam as presas até que as mesmas se exaurissem. Nessas condições, os humanos entravam em cena, matando-os com lanças ou arcos e flechas.  Desta forma, os cães não precisavam se aproximar demais dos grandes animais e os humanos não tinham que gastar energia no rastreamento e no degaste da presa. Então, com a partilha da caça, se estabelecia a relação benéfica mútua.

Após a Era do Gelo, o clima favoreceu o desenvolvimento da agricultura e da criação de aldeias. Os lobos passaram a estabelecer-se também em locais fixos para continuar a beneficiar-se com a partilha de alimento, proteção e até mesmo, calor dessa "matilha" mista.

Assim como ainda fazemos com plantas ou animais, os humanos aprenderam a preservar e estimular o surgimento de determinada característica que o beneficie, através da Seleção Artificial ou "Criação" de seres vivos.

Veja mais...

How Humans and Their Dogs Drove Neanderthals to Extinction

The Animal Connection and Human Evolution



Posts relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.