GitHub Pages

Como hospedar um site gratuitamente no GitHub Pages em 3 passos.

Hospedando gratuitamente um site


1 - O que você vai precisar?

Primeiramente, você precisará de um site(obviamente), mas este site tem que ser estático, ou seja, ser apenas em html, css e js, sem back end, com conteúdo gerado dinamicamente, através de um banco de dados, por exemplo. Com isso, você vai precisar de uma conta no GitHub, você pode criar uma clicando aqui.


2 - Como hospedar?

Para hospedar é bem simples, você precisa criar um novo repositório, com o nome sendo: usuario.github.io, por exemplo, o meu ficaria: https://natanchaves.github.io/


3 - Feito!

Agora basta subir os arquivos do seu site e dentro de alguns instantes, acessar a url e ele estará ativo. Note que há várias formas de subir os arquivos do seu site, neste exemplo eu utilizarei a forma mais fácil, subindo os arquivos direto pelo navegador. Com os arquivos do seu site em "mãos", e com o repositório criado, ao entrar no repositório você verá essa tela:



E clicando em "Upload files", abrirá essa tela:





E é onde você deve subir os arquivos do seu site, detalhe, a index será o arquivo renderizado por padrão, ou seja, se você não colocar um "index.html", o site não vai abrir nenhuma página, tendo que passar o nome da página que deve ser aberta explicitamente, por exemplo: https://natanchaves.github.io/about.html.



Concluindo.


Dessa forma você tem um site totalmente gratuito. Mas que não deve ser utilizado como um site comercial, já que é hospedado em um repositório, e o domínio não é personalizado, mas de qualquer forma pode ser usado como o lugar onde você pode hospedar o seu portfólio, ou projetos simples.


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.