Saúde Animal

Guarda responsável exige empenho e dedicação

Dicas essenciais devem ser consideradas antes de adotar um animal.


Tutores devem procurar auxílio veterinário antes de decidir comprar ou adotar um animal de estimação. A recomendação é do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Muitas vezes as pessoas não imaginam o quanto um animal depende do tutor e de sua família ao longo de sua vida. Os tutores devem estar cientes em relação ao longo tempo que deverão cuidar dos animais, visto que dependendo da espécie ou da raça, poderão usufruir da gostosa companhia desses amigos até uns 15 anos. Pensando nisso, algumas dicas a seguir deverão ser levadas em conta ao longo desse período.

A mais importante, nunca abandone um animal. Pense bem antes de adotar ou comprar. Ele dependerá exclusivamente de você. Animais errantes ficam desamparados e vulneráveis sem a tutela responsável.

Adote ao invés de comprar, existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados em abrigos esperando tutores que possam cuidá-los e respeitá-los como seres vivos. Esses animais são vítimas da irresponsabilidade ou mesmo de impulso de pessoas que decidem criar os animais antes de relevar itens que mencionaremos aqui. 

Visite o médico veterinário regularmente, para prevenir ou tratar doenças. Animais tem o direito à uma vida saudável, devem ser vacinados, desverminados e bem alimentados. Fique ciente dos custos ao longo dos anos.

Ofereça ao seu pet uma alimentação de qualidade, abrigo do sol ou chuva, espaço compatível com seu tamanho. Higiene é fundamental, evita vetores que possam transmitir doenças futuras. No caso dos cães, banhos semanais são bem vindos. Não esqueça de oferecer sempre água limpa e fresca. 

Verifique as necessidades de algumas raças que demandam maiores cuidados, como pelagem longa que necessita escovação diária e banhos mais frequentes.

Ser criado com o carinho e respeito que todo o ser vivo merece. Passeios diários são bem vindos. Deixe seu pet brincar e socializar com outros animais. Deixe-o correr e se divertir, evite acorrentá-lo. Exercícios são indispensáveis ao crescimento e a saúde.

Se você for viajar, e ele ficar, não deixe seu animal sem a atenção que necessita. Certifique-se que alguém de sua confiança ficará cuidando dele. Se não for possível, use o serviço de hotel ou casa de cuidadores, assim saberá que seu amigo estará bem cuidado na sua ausência.

Tenha o cuidado em relação à reprodução, assim crias indesejáveis serão evitadas. Sabe-se que a castração prematura diminui significativamente doenças como o câncer de mama. A guarda responsável é o segredo de bem-estar animal, pense nisso.

Veja mais:...

Recomendações do CFMV antes de escolher um animal    




Posts relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.