Saúde Pública

Surto de Toxoplasmose em Santa Maria, RS

Autoridades sanitárias tratam como o maior surto da doença no país


A Toxoplasmose é uma zoonose de distribuição mundial, com grande importância em medicina veterinária e saúde pública. A transmissão da doença se dá por meio de infecção transplacentária, ingestão de carne crua ou mal cozida, água contaminada, ingestão de oocistos de gatos e também vias iatrogênicas como transfusões sanguíneas e transplantes de órgãos. O agente causador da doença é um protozoário, Toxoplasma gondii.

Desde abril, existem confirmações de casos e ainda não confirmaram a origem do surto. Autoridades sanitárias estão orientando casais a adiarem planos de gravidez. Com 510 casos confirmados da doença, este é o maior surto da doença no país. Pessoas debilitadas e gestantes estão entre os grupos de risco. 

A secretária municipal da saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte relata que a maior suspeita é de contaminação da água, mas nenhuma hipótese está descartada, visto que alguns fatores que poderão contribuir para a contaminação estão em análise, como frutas, verduras e carnes.

O Ministério da Saúde, após análise epidemiológica, retornou à Brasília com dados colhidos dos pacientes após dois meses de trabalho. Até que a causa do surto não seja conhecida, a população está sendo orientada a seguir algumas medidas profiláticas como: beber água somente fervida, lavar alimentos com água filtrada, ingerir carnes bem cozidas, evitar alimentos crus.

Jéssica dos Santos, Engenheira química da 4a Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul, afirma que apesar dos testes da água que abastece a cidade tenham dado negativo, esta hipótese não foi descartada, pois os exames são pouco precisos, estimando que 60% do resultados  dos testes feitos, sejam falso negativo. Paula Martinez, médica infectologista  da Secretaria de Saúde de Santa Maria, afirma que o sistema de distribuição de água também deverá ser analisado.

Saiba mais.... 

Santa Maria, no RS, vive o maior dos surtos de toxoplasmose


Posts relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.