meio ambiente

Projeto Lontra em Florianópolis promove educação ambiental

O Centro também abriga animais órfãos resgatados e desenvolve pesquisas para a preservação das espécies


O Instituto Ekko Brasil ampara projetos de pesquisa que tenham como destaque a preservação da biodiversidade e o turismo de conservação.

Entre eles, destaca-se o Projeto Lontra que desde 1986 visa a recuperação, conservação e conhecimento da lontra neotropical (Lontra longicaudis), da ariranha (Pteronura brasiliensis) e outros animais da família mustelidae.

O Projeto Lontra possui duas bases, uma em Santa Catarina e outra no Pantanal do Mato Grosso do Sul, onde são desenvolvidos trabalhos de pesquisa, mobilização social e proteção da biodiversidade.

A base de Florianópolis, na Lagoa do Peri, conta com um Centro de Pesquisa, Conservação e Educação Ambiental, onde são desenvolvidas pesquisas, cursos e atividades voltadas ao ensino, capacitação e educação ambiental. Com alojamentos para ecovoluntários, pesquisadores, estudantes e turistas. 

No Centro, existe o Refúgio Animal, onde são abrigados os animais órfãos regatos pelo Projeto. O espaço conta com ambulatório para tratamento dos animais e laboratório onde são realizadas as pesquisas para a preservação das espécies.

No Pantanal, na cidade de Aquidauana, as pesquisas são feitas por meio de expedições nos rios e lagoas, além de trabalhos junto à comunidade promovendo a proteção das espécies.

Contando com a ajuda de voluntários, desde 2002, existe o Programa Ecovoluntário, onde turistas hospedam-se no hostel vivenciando e participando das ações de preservação. O investimento é revertido para as pesquisas, manutenção dos custos e trabalhos de educação ambiental.

Oldemar Carvalho Júnior, fundador do projeto explica que o animal é um sentinela da águas, pois enquanto estiver presente, há um equilíbrio entre o homem e a vida nos rios.

Veja mais...

Instituto Ekko Brasil




Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.