Coração

Os riscos da Dirofilariose Canina, conhecida como verme do coração

Transmitida por um mosquito, coloca em risco de morte os cães e pode contagiar diversos mamíferos e até mesmo os seres humanos


Comumenteencontrada em regiões litorâneas, a doença é transmitida por mosquitos tropicais,fêmeas da família Aedes, Anopheles e Culex, causada pelo filarídeo Dirofilaria immitis - pertence à mesmaclasse das lombrigas, porém oprimeiro passa sua vida adulta no lado direito do coração e dos grandes vasossanguíneos, levando ao risco de morte. Esses vermes são geralmente encontradosem gatos, cães e furões. Eles também podem acometer animais selvagens, como leõesmarinhos da Califórnia, lobos e raposas. Raramente atingem pessoas, e quando ofazem, não possuem condições para evoluírem, morrem antes de alcançarem amaturidade sexual.

Oquadro clínico dos pacientes é em sua maioria assintomático. Em outraspalavras, não exibe sintomas. Quando se manifesta, é através de uma contínuatosse, acrescida de falta de apetite e perda de peso, febre, hemoptise -expulsão sanguínea através da tosse e falta de ar. Nos cães, as filarias sealojam na bainha muscular e no tecido subcutâneo, onde evoluem em um período de80 a 120 dias, a seguir migrando para a região cardíaca. Nesses casos, aprevenção é o melhor caminho. Basta dar um remédio todo mês, principalmente seresidirem em áreas litorâneas, porém não descartando o perigo de outras regiões.Reduzir o número de mosquitos/pernilongos também contribui, uso de coleirasrepelentes, repelentes ambientais etc. Se usados de maneira correta, adirofilariose é facilmente evitável.

Porisso é importante se atentar à saúde de seu pet: observe seu comportamentoalimentar, se há mudanças na execução de atividades diárias, se apresenta tosseou algum sintoma semelhante à gripe e esteja sempre com a carteira de vacinaçãoem dia. Cuidar da saúde do melhor amigo é imprescindível. 


Saiba mais


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.