Saúde

Os benefícios do agility

Conheça um pouco sobre uma atividade divertida e saudável para os pets e seus tutores


Praticada em dupla de tutor e cão, o agility é baseado em provas hípicas. O objetivo é percorrer um determinado trajeto repleto de obstáculos com o menor número possível de infrações e em pouco tempo, onde o tutor conduz o cão com comandos verbais, corporais e gestuais. Todo cão pode praticar essa atividade. 

Os benefícios são diversos: aumenta a confiança e cumplicidade entre cão e tutor, proporciona um bom condicionamento cardiorrespiratório, mantém a boa forma física, aumenta os estímulos mentais e age como terapia anti stress. O cão que gosta de brincar e seguir o dono por exemplo, possui mais facilidade no primeiro contato com a atividade. O circuito é decidido pelo juiz da prova, respeitando o padrão determinado pela Federação Internacional responsável por coordenar o esporte.

O tutor pode criar seu próprio circuito usando objetos geralmente encontrados em casa, como cabos de vassoura e vasos de planta, ou ainda outros facilmente encontrados, como pneus e canos PVC. É necessário possuir paciência, persistência e respeitar o limite do pet, além de ter cuidado na hora de selecionar o local para praticar a atividade. O ideal é encontrar um espaço aberto onde cão e tutor possam correr à vontade e de preferência com grama ou areia, podendo ser sintéticas ou não. É importante lembrar que deve ser uma atividade divertida e é a hora de fortalecer os vínculos.


Veja mais em...