Bem-estar animal

Morte de animal por espancamento repercute nas redes sociais

A NetVet se sensibiliza pelo ocorrido do dia 04/12/2018


Muitos sabem ou ficaram sabendo após inúmeras divulgações sobre o acontecimento na cidade de Osasco - SP, no dia 04/12/2018. Neste dia, no estabelecimento do supermercado Carrefour, houve a morte de um cão, fêmea, a qual foi brutalmente espancada por um dos seguranças do recinto, levando o animal à morte.

Nós da NetVet estamos de luto e nos sensibilizamos pelo ocorrido. Prezamos pelo bem-estar de qualquer animal, trabalhando indiretamente por eles e somos, acima de veterinários, humanos.

Para abordar um pouco sobre as leis, na Resolução nº 1.236 do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA - CFMV de 26 de outubro de 2018, crueldade é qualquer ato intencional que provoque dor ou sofrimento desnecessários nos animais, e maus-tratos é qualquer ato, direto ou indireto, comissivo ou omissivo, que intencionalmente ou por negligência, imperícia ou imprudência provoque dor ou sofrimento desnecessários aos animais.

Perante o ocorrido, opinando como estudante de Medicina Veterinária, é comum ler e estudar casos como esse em nossas rotinas, acredito que já deveriam ter sido sanados ou minimizados. Hoje, estamos chocados com o que aconteceu com esse cão, pois na década passada houveram inúmeras movimentações onde o ser humano se prontificou a cuidar mais dos animais, situação esta, diferente do passado.

Pode-se dizer que a crueldade feita de um ser humano para outro ser humano é igualmente feita de um ser humano para um animal. Somos seres em constante evolução e a partir deste incidente que ocorreu com este cão, deverá haver um despertar para uma solidificação da lei já citada aqui, para que possamos cuidar e zelar mais por nossos animais. 

Em conversa com minha professora mestre, Camila Mariellen Evangelista - Médica Veterinária, tive a oportunidade de perguntar o que sentiu sobre o acontecimento e entender um pouco mais sua posição.

Milena Bohn Bido: Como você se sente, como Médica Veterinária, sobre o ocorrido?

Camila Mariellen Evangelista: Me sinto perplexa com tamanha crueldade, como médica veterinária, sinto essa grande perda e dor, porque quando decidi cursar medicina veterinária foi para defender os animais de toda e qualquer crueldade. Os animais são seres sencientes que podem sofrer fisicamente e psiquicamente e o ocorrido demonstra que existe muita impunidade e falta de respeito aos nossos irmãos de quatro patas. Maus-tratos ou crueldade contra animais é crime e eles são protegidos por lei. A sensação que tenho como profissional e pessoalmente falando é de tristeza por existir maldade contra animais, sensação de perda, estes seres são anjos e não merecem passar por isso, o ser humano tem muito que evoluir e aprender com eles, aprender a amar incondicionalmente e respeitar ao próximo.

Milena Bohn Bido:  Como se sente em relação aos valores e direitos aos animais, sendo que os mesmos não são capazes de se expressar como nós?

Camila Mariellen Evangelista: As leis devem ser mais rigorosas contra os criminosos que cometem tamanha maldade, pois os animais sentem como nós. Sentem dores, amor, paz, alegria, tristeza e podem sofrer psicologicamente devido a traumas ocasionados pelos seres humanos. Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos, se dirija à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO) ou a promotoria de justiça do meio ambiente. Não podemos nos calar diante de tamanha crueldade.

"A única diferença entre nós (homem - animal) é que os animais não falam, mas eles, diferentemente de nós, já nascem sabendo o que é o amor, o que é lealdade, respeito e carinho" - frase citada por @medvet.life, na rede social Instagram.


Veja mais:...

Resolução nº 1.236 do CFMV.


Posts relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.