Geologia, Paleontologia

Mamífero do Mezosoico é descoberto em terras brasileiras

Encontrada no município de General Salgado, oeste do Estado de São Paulo


Um grupo de geólogos e paleontólogos identificaram através de um dente pré molar, a existência da primeira espécie de mamífero brasileiro do mesozoico. O dente foi encontrado em rochas, no oeste do estado de São Paulo, na cidade de General Salgado. Local reconhecido por sua riqueza paleontológica.

Batizada de Brasilestes stardusti, faz alusão ao Brasil e ao personagem do britânico David Bowie,  Ziggy Stardust. Em 2006, ano da morte do cantor e da descoberta do mamífero. Após estudos detalhados, pesquisadores puderam afirmar que o animal teria vivido há aproximadamente 80 milhões de anos atrás, perto da época da extinção dos dinossauros.

Analisando os achados, a equipe constatou que o animal teria o tamanho aproximado de um gambá, em torno de 50 cm. Sendo um dos maiores mamíferos da época, sabendo-se  que os outros animais de seu grupo não ultrapassavam 15cm.

Mariela Castro, da Universidade de Goiás, líder do estudo, destaca que o Brasilestes stardusti pertence ao grupo de mamíferos chamado Tribosphenida, que também inclui os marsupiais (gambás, cangurus) e placentários viventes, mas não os monotremados (mamíferos que botam ovos, como o ornitorrinco). Outros pesquisadores, de diferentes países participaram do estudo.

A descoberta contribui nos registros de mamíferos mesozoicos, destacando o importante papel do Brasil na evolução desses animais.

Veja mais....:

 Pesquisadores identificam primeira espécie brasileira de mamífero do mesozoico





Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.