Mamífero do Mezosoico é descoberto em terras brasileiras

Encontrada no município de General Salgado, oeste do Estado de São Paulo

Um grupo de geólogos e paleontólogos identificaram através de um dente pré molar, a existência da primeira espécie de mamífero brasileiro do mesozoico. O dente foi encontrado em rochas, no oeste do estado de São Paulo, na cidade de General Salgado. Local reconhecido por sua riqueza paleontológica.

Batizada de Brasilestes stardusti, faz alusão ao Brasil e ao personagem do britânico David Bowie,  Ziggy Stardust. Em 2006, ano da morte do cantor e da descoberta do mamífero. Após estudos detalhados, pesquisadores puderam afirmar que o animal teria vivido há aproximadamente 80 milhões de anos atrás, perto da época da extinção dos dinossauros.

Analisando os achados, a equipe constatou que o animal teria o tamanho aproximado de um gambá, em torno de 50 cm. Sendo um dos maiores mamíferos da época, sabendo-se  que os outros animais de seu grupo não ultrapassavam 15cm.

Mariela Castro, da Universidade de Goiás, líder do estudo, destaca que o Brasilestes stardusti pertence ao grupo de mamíferos chamado Tribosphenida, que também inclui os marsupiais (gambás, cangurus) e placentários viventes, mas não os monotremados (mamíferos que botam ovos, como o ornitorrinco). Outros pesquisadores, de diferentes países participaram do estudo.

A descoberta contribui nos registros de mamíferos mesozoicos, destacando o importante papel do Brasil na evolução desses animais.

Veja mais....:

 Pesquisadores identificam primeira espécie brasileira de mamífero do mesozoico




Compartilhe este post