bem-estar animal

Como respeitar as 5 liberdades dos cães?

Não basta amar o seu melhor companheiro, é preciso identificar as necessidades inerentes à especie canina e respeitá-las.


O  Conselho de Bem-Estar de Animais de Produção (FAWC), em 1993, formulou as 5 liberdades que os animais devem possuir. Todos aqueles que criam animais,  seja  animais de produção, de companhia, selvagens ou de laboratório, devem seguir esses princípios. São eles:  (1) Liberdade de sede, fome e má-nutrição, (2) Liberdade de dor, ferimentos e doença, (3) Liberdade de desconforto, (4) Liberdade para expressar comportamento natural e (5) Liberdade de medo e de estresse. 

Quando se analisa as 5 liberdades parece óbvio que qualquer pessoa que ame os animais e que tenha um pet em casa pensa em seguir à risca todos os princípios. Mas se a questão for  olhada a fundo, verifica-se que não é tão fácil oferecer o bem-estar aos cães.

Em relação à liberdade de sede, fome e má-nutrição, basta manter um recipiente de água limpa e um pote com quantidade e qualidade apropriada de ração à disposição do animal e essa regra estará cumprida. Mas a má nutrição também se refere a alimentos inadequados oferecidos aos cães, como doces, alimentos condimentados ou gordurosos, isto é, alimentos de consumo exclusivamente humano, que faz mal aos cães.

Quanto à liberdade de dor, ferimentos e doenças, o tutor do animal deve estar sempre atento às vacinas, vermifugação e visitas ao veterinário quando necessário.

O tutor deve proporcionar um local apropriado para manter o animal, com espaço adequado, cama  abrigada do  vento e chuva, para que o animal fique livre do desconforto. Porém, algumas atitudes dos tutores podem gerar desconforto, como utilização de sapatos nos animais para passeio na rua, roupas apertadas, adornos desnecessários, e demais atitudes que visam humanizar o animal, como se este fosse um filho.

A liberdade de expressar o comportamento natural talvez seja o princípio mais difícil de seguir, já que os cães vivem em matilha, e grande parte dos animais domiciliados vivem sozinhos. além disso, cada raça dos cães foi selecionada para um tipo de aptidão ou atividade a ser desenvolvida pelo animal, alguns cães possuem o instinto da caça, outros possuem aptidão para o pastoreio de ovelhas, para cão guia, para segurança e outros para companhia, entre outros. Porém muitos desses animais vivem em um apartamento ou em um local pequeno, e estão privados para realizar seu comportamento natural. O ideal seria a aquisição de um animal da raça  para desempenhar a função desejada, isto é, se o desejo é de ter um animal que faça companhia para uma criança em um apartamento, nunca adquirir um animal de porte médio e de aptidão para o pastoreio, por exemplo, já que este cão provavelmente não se adaptará às condições oferecidas e poderá apresentar comportamentos adversos, resultantes do estresse.  Quando se trata de adoção de um cão sem raça definida, o tutor deve ter em mente que o porte, a aptidão e o comportamento do animal é imprevisível, já que não se conhece seus pais e sua genética. Portanto para esses animais é  importante ter espaço físico, já que muitas vezes os animais se revelam de porte maior e agitados.

O medo e o estresse também podem ser decorrentes de manejo inadequado, como manter animais machos inteiros juntos, o que irá gerar brigas para a determinação do animal dominante e dos subordinados.

Quando não se oferece as condições ideais para os animais viverem, isto é, quando as 5 liberdades não são respeitadas, o animal apresentará um comportamento adverso, como agressividade, depressão ou comportamentos destrutivos. Mesmo atitudes tomadas com as melhores intenções, como se o animal fosse um membro da família, podem ser muito prejudiciais ao animal. Em suma, o cão precisa ter as necessidades de sua espécie atendidas e muitas vezes  a humanização coloca em risco o  bem-estar do animal.


Posts relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.