A volta do Exame Nacional de Certificação Profissional para Veterinários

CFMV - Conselho Federal de Medicina Veterinária, cria uma petição de apoio ao ENCP

Entre os anos de 2002 e 2007 o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aplicou, para aproximadamente 22.000 egressos, o Exame Nacional de Certificação Profissional (ENCP), objetivando habilitar para o exercício das atividades profissionais. O exame foi criado com o objetivo de garantir que os profissionais apresentem um perfil mínimo de competências e habilidades gerais e específicas da profissão. 

A proposta do exame é avaliar a competência, qualidade técnica, ética, percepção humanística, capacidade crítica e reflexiva em qualquer ponto do território brasileiro. Segundo o CFMV, o exame ontribuiu de modo altamente significativo para a melhoria da qualidade do ensino da Medicina Veterinária.

Após diversas interpelações judiciais, no ano de 2007, o CFMV foi judicialmente impedido de continuar com a iniciativa. Os participantes do XXIII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, realizado em Brasília, nos dias 5 e 6 de junho, reivindicaram a volta do Exame Nacional de Certificação Profissional e assinaram a Moção de Apoio ao ENCP, redigida pela CNEMV/CFMV.

A meta é reunir 10.000. Para assinar, acesse: Moção de Apoio ao Exame Nacional de Certificação Profissional


Compartilhe este post