Tecnologia

Um canal de TV para cães

DogTV promete ajudar a entreter os cães em seus momentos de solidão


O que parecia ser inimaginável há alguns anos agora é real. Pessoas estão criando programas de TV específicos para animais. A novidade já está no mercado mas ainda não chegou no Brasil.

DOGTV é um sistema televisivo para cães como um canal de TV digital, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Possui uma programação agradável e amigável, especialmente pensada para entreter o pet quando ele está sozinho. A transmissão teve seu início em 2009, a partir de sua sede em São Francisco, Califórnia. Atualmente, está disponível em 13 países, veiculada em 32 operadoras de TV à cabo/satélite. E nas plataformas online Android, iOS, AppleTV e Amazon Fire.

Segundo os idealizadores do projeto, o conteúdo foi desenvolvido a partir de pesquisas científicas sobre o comportamento do cão, envolvendo uma equipe que reúne alguns dos principais especialistas em animais de estimação no mundo. Para Nicholas Dodman, cientista chefe da DOGTV e professor da Universidade Tufts em Massachusetts, nos Estados Unidos, a tecnologia provou ser uma poderosa ferramenta que promove o enriquecimento doméstico para os cães.

Tudo foi criado compreendendo "a forma de ver o mundo" do pet e considerando aos atributos específicos referentes à visão e audição. 

Dentre os importantes nomes envolvidos nesse projeto além de Nicholas, estão Victória Stilwell - treinadora chefe da DogTV, apresentadora de televisão e famosa pelo programa It's Me Or The Dog e Warren Eckstein - psicólogo chefe da DogTV, ativista dos direitos animais, treinador e radialista.

Os especialistas afirmam que os espectadores de quatro patas do DogTV são mais felizes e confiantes, e menos propensos a desenvolverem estresse, ansiedade ou outros problemas psicológicos e comportamentais. Segundo a PIAS (The Petcare And Information Advisory Service), uma televisão pode fornecer estímulos mentais importantes para os cães e ajudá-los a evitar o comportamento de tédio. 

Os cães enxergam numa frequência 70 a 80 Hz, enquanto a maioria das TVs comuns possuem 60Hz. Desse modo, os cães acabam enxergando cena por cena ao invés de algo contínuo.

Angélica Safatle Clínica VetMasters
Porém, é importante salientar que os cães não enxergam como nós. Segundo Angélica Safatle, doutora em cirurgia veterinária na área de oftalmologia e responsável pelo serviço de oftalmologia da Clínica VetMasters"Os cães enxergam numa frequência 70 a 80 Hz, enquanto a maioria das TVs comuns possuem 60Hz. Desse modo, os cães acabam enxergando cena por cena ao invés de algo contínuo. Como uma projeção de slides por exemplo. Cores não são tão agradáveis para eles, mas movimento e ambiente escuro são, além do campo visual ser maior. Outra diferença importante é que eles enxergam em amarelo, azul, branco e tons de cinza". 

Os cães enxergam cores, mas não como nós humanos. Conheça outros aspectos da visão dos cães.

Veja mais:



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae, gravida pellentesque urna varius vitae. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam viverra euismod odio, gravida pellentesque urna varius vitae. Sed dui lorem, adipiscing in adipiscing et, interdum nec metus. Mauris ultricies, justo eu convallis placerat, felis enim ornare nisi, vitae mattis nulla ante id dui.

Não sou um robô

Clique para liberar o formulário

Enviar
Cancelar
Feito!

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Erro!

Ocorreu um problema ao enviar seu comentário. Por favor, verifique sua conexão e tente novamente mais tarde.